PCMAT em Goiânia

PCMAT – Programa de Condições e meio Ambiente de Trabalho na Indústria de Construção em Goiânia – GO

Qual o significado de PCMAT?

PCMAT siginifica –  Programa de Condições e meio Ambiente de Trabalho na Indústria de Construção.

O que é PCMAT? Qual o Seu Objetivo?

Tem como objetivo a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos e nas condições do trabalho na indústria da construção, visando a segurança e saúde de todos os colaboradores, tal como a de terceiros e a preservação do meio ambiente.

Quem pode elaborar um PCMAT?

O PCMAT deve ser elaborado por profissional legalmente habilitado na área de segurança do trabalho. – NR 18 18.3.2

Que serviços contempla a Indústria da Construção?

Consideram-se atividades da Indústria da Construção as constantes do Quadro I, Código da Atividade Específica, da NR 4 – Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho e as atividades e serviços de demolição, reparo, pintura, limpeza e manutenção de edifícios em geral, de qualquer número de pavimentos ou tipo de construção, inclusive manutenção de obras de urbanização e paisagismo. (Alterado pela Portaria SSST n.º 63, de 28 de dezembro de 1998) –  NR18 18.1.2

PCMAT é Obrigatório?

São obrigatórios a elaboração e o cumprimento do PCMAT nos estabelecimentos com 20 (vinte) trabalhadores ou mais, contemplando os aspectos desta NR e outros dispositivos complementares de segurança.

NR 18.3.1.

Qual a Validade do PCMAT?

O PCMAT deve ser elaborado antes do início das atividades. Ele contempla os riscos de todas as etapas da obra, e por isso não tem validade definida.

Caso ocorra mudanças nos setores ou adição de novas etapas (e periodicamente) o PCMAT deve passar por uma reavaliação.  Na reavaliação deve ser observado seu desenvolvimento, e também se ele está atendendo plenamente o objetivo para o qual foi elaborado. Se houver necessidade, deve ser feito ajustes necessários estabelecendo novas metas e prioridades de segurança. 

A partir de quantos funcionários?

São obrigatórios a elaboração e o cumprimento do PCMAT nos estabelecimentos com 20 (vinte) trabalhadores ou mais, contemplando os aspectos desta NR e outros dispositivos complementares de segurança. – NR 18 18.3.1.

“toda construção que terá pico de 20 trabalhadores ou mais devem elaborar o PCMAT e adotar as medidas de prevenção contidas nele. Para obras com 19 trabalhadores ou menos é necessário o PPRA.”

 

Qual a multa na falta de um PCMAT?

No caso de a empresa não possuir o PCMAT, estará sujeita as sanções legais.

Norma Regulamentadora n° 28,  Anexo I prevê uma multa com valor de até R$ 6.708,09.

Falta PCMAT na sua Empresa? Risco #1

Responder indenizações na Justiça do Trabalho

Esse tipo de ação é iniciada por empregados que aleguem ter contraído qualquer doença ocupacional durante o seu período de contrato de trabalho.

Sem um documento legal que prove que medidas de segurança foram feitas a empresa que faltou com o PCMAT fica sem amparo legal e sujeita ao pagamento por indenização.

 

Falta PCMAT na sua Empresa? Risco #2

Responsabilidade criminal das doenças ocupacionais

Na confirmação de uma doença de trabalho ou de um acidente sem o amparo do PCMAT, os responsáveis pela empresa (donos ou SESMT)  podem ser responsabilizados criminalmente pelo acidente.

Ficou Alguma Dúvida? Nós envie uma mensagem:

Por que fazer um PCMAT na Redelabor?

Temos um forte senso critico quanto a qualidade de documentação. Acreditamos fielmente que quanto mais detalhado menos acidentes vão ter na sua empresa. Alguns acidentes podem ser leves mas outros podem ser fatais. Infelizmente muitos no mercado não estão nem aí para o Pai de família que pode perder a vida por conta da falta de planejamento em Segurança do Trabalho. Por isso nosso foco é proteger vidas todos os dias.

Visitas na
sua Empresa

Visitamos e analisamos todos os setores da sua empresa. Cada setor com medidas de segurança próprios. Estamos atentos a todos os detalhes.

Medições com Aparelhos Certificados e Calibrados

Medições com aparelhos calibrados são nos fornecem dados mais precisos da real situação. Assim fica mais fácil analisar o setor e identificar riscos. Menos acidentes mais produção.

Nosso sistema faz todo o processo de PPRA de acordo com as tabelas do E-social. Sem perigo de multas para a sua empresa por falta de documentação.

Atendemos toda a região de Goiânia (Setor Bueno, Setor Central, Jardim Goiás, Parque Amazônia, Setor Pedro Ludovico, Nova Brasília, Senador Canedo, Setor Campinas e regiões próximas.

Consultoria especializada.

Nossa Equipe conta com profissionais qualificados e experientes na área de Saúde e segurança do trabalho. Sempre atento a riscos.

Acompanhamento do
cronograma de ações

De fácil entendimento e vital para provar que o PPRA está sendo cumprido. Importante para defesas legais.

Destaque e atenção para
proteção legal nas medições.

Ambientes que necessitem de mais atenção quanto a execução terão mais destaque no programa. Afim de evitar processos trabalhistas.

Precisa de Ajuda? Nós envie uma mensagem:

Confira outros Programas de Segurança:

PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional

Prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho.

LTCAT - Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho

Demonstrar as condições ambientais de trabalho do colaborador durante o período da empresa,

PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

Mapear todos os riscos (físicos, químicos e biológicos) que possam existir no ambiente de trabalho e principalmente definir uma estratégia e metodologia de ação

Redelabor - logo

Dúvidas ou Solicitações?

Precisando de qualquer informação ou solicitações de algum serviço ou treinamento, pode entrar em contato pelo Formulário abaixo: (Nós retornamos para você)